Os Intercâmbios de Jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos, permitem que grupos de jovens (mínimo de 16 e máximo de 60 participantes – líderes de grupo não incluídos), de pelo menos dois países diferentes se conheçam e partilhem uma habitação por um período até 21 dias.
Durante um Intercâmbio de Jovens, os participantes, apoiados por líderes de grupo, executam conjuntamente um programa de trabalho (um misto de workshops, exercícios, debates, interpretação de papéis, simulações, atividades ao ar livre, etc.) por si concebido e preparado antes do Intercâmbio.
Os Intercâmbios de Jovens permitem aos jovens: desenvolver competências; tomar consciência de tópicos/áreas temáticas socialmente pertinentes; descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida, principalmente através da aprendizagem entre pares; reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade, etc.
O processo de aprendizagem nos Intercâmbios de Jovens é desencadeado por métodos de educação não-formal.
“Foi a primeira vez que saí da minha zona de conforto.
Esta passagem incutiu-me vontade de percorrer este mundo e a não parar“.
“Relembro o intercâmbio como uma experiência marcante. Conhecer um país com uma cultura diferente e interagir com jovens de outras nacionalidades, superou as minhas expectativas”.
“O intercâmbio cultural, deu-me a possibilidade de passar uma semana em quase reclusão, com grupos de outros países, contribuiu para o meu crescimento pessoal e formação.”
“Foi uma oportunidade desafiante para viajar fora de Portugal e conviver com jovens de outros países num ambiente diferente. Absorvi a cultura local Eslovaca e Belga do ponto de vista de outros participantes do intercâmbio.”
“”Hoje, relembro que foi uma semana de “confinamento” cultural. Foi uma excelente experiência de aprendizagem e diversidade focada na Educação Não Formal. Boas memórias.”