Mbye Ebrima

Project Info

Project Description

Mbye Ebrima

Mbye Ebrima, korista, compositor, cantor e contador de história oral, nasceu na Gâmbia numa família jéli, tocadores de kora e reputados conhecedores e divulgadores da história oral mandinga-kaabunké há muitas gerações.

A sua entrada na Europa deu-se com uma turné por três países (Alemanha, Áustria e Suíça) e 47 cidades com a Mother Africa Circus Company.

Em 2015, fixou residência em Portugal, onde ainda hoje reside e trabalha como músico.

Na sua carreira musical Ebrima tem tocado nos mais diversos palcos, festivais e espetáculos (Coliseu do Porto; ZIFF Festival, Tanzânia; VII Noia Harp Fest, Galiza; Festival Iminente, Lisboa; World in Harmony, Lisboa) e tem colaborado com diferentes músicos como Selma Uamusse, Moullinex, Remna, Eneida Marta, Kimi Djabaté, Marta Miranda, Pedro Jóia, entre outros. Criou em 2019 o primeiro Festival de Kora em Portugal na Fábrica Braço de Prata com emissão na RTP Internacional, RTP África e RTP 2.

Atualmente grava dois álbuns para os seus projetos com a banda e a solo, que se caracterizam por sonoridades que vão da world music e world fusion, ao blues e música tradicional Mandinka.